sábado, 30 de abril de 2011

Fazer o bem sem ver a quem

Há algumas semanas apresentei o filme A Corrente do Bem para minha classe. A idéia era despertar os alunos para realizar um projeto de ação social na comunidade em que vivem. No filme, baseado em um livro de Catherine Ryan Hyde  (Pay it Forward), o protagonista, um garoto da 7ª série, propõe que se você fizer boas ações para três pessoas e essas replicarem para outras três, é possível gerar um grande impacto de acordo com uma escala matemática básica.





Essa semana descobri que o filme inspirou um movimento, iniciado em 2007 na Austrália, e que hoje está presente em 30 países. O movimento tem por objetivo conscientizar as pessoas de que boas ações se fazem no dia a dia. Para isso, criou um evento anual, o Dia Mundial da Boa Ação, que ocorre sempre na última quinta-feira de abril. Esse ano aconteceu no dia 28 de abril. O Brasil aderiu ao movimento em 2011.


Apesar da data já ter passado, a idéia continua valendo. Para participar, basta fazer de uma a três boas ações para pessoas diferentes, sem esperar ou pedir nada em troca.  Incentive as pessoas a quem ajudar a fazer mais três boas ações. Vale se oferecer para ajudar alguém a carregar suas compras ou material da escola, ajudar alguém com dificuldades nas tarefas, fazer doações de objetos que tem em casa, etc. Idéias é que não faltam.


Para saber mais sobre o movimento, acessem o site www.acorrentedobem.org

2 comentários:

  1. Muito bacana Rosane, adorei e vou começar!!! :):)

    ResponderExcluir
  2. Assisti esse filme a uns 10 anos atrás e fiz cópias para distribuir - fiz um Forward próprio :)

    ResponderExcluir